quarta-feira, 30 de junho de 2010

Existe diferença entre Tipologia e Tipografia?

Existe diferença entre Tipologia e Tipografia?

Estes dois termos são muito utilizados no mundo gráfico para fazer referências ao estudo do uso das fontes. Mais propriamente aos tiposusados em um material. Você sabe qual é a diferença entre estes dois termos? Saiba como e quando utilizar esses termos.

Existe uma certa polêmica sobre qual é o termo correto e se existe um termo incorreto. Você vai encontrar explicações diferentes por aí. A forma mais fácil de começarmos a tratar desse assunto, é analisando as definições do dicionário.

tipologia
ti.po.lo.gi.a
sf (tipo2+logo2+ia1) 1 Caracterização dos tipos humanos, dos seres vivos, ou de realidades quaisquer considerados num estudo. 2 Descrição geral desses tipos em cada caso. 3 Por abreviação, o mesmo quebiotipologia. 4 Conjunto de caracteres tipográficos usados em um projeto gráfico.

Veja a definição de Tipologia diretamente do site do dicionário Michaelis.

tipografia
ti.po.gra.fi.a
sf (tipo2+grafo1+ia1) 1 Arte de compor e imprimir com tipos.2Estabelecimento onde essa arte é praticada. 3 Tip A seção da oficina onde se realiza o trabalho de composição. 4 gírExploração disfarçada dolenocínio.

Veja a definição de Tipografia diretamente do site do dicionário Michaelis.

Mais especificamente, a definição de Tipologia, aplicada ao nosso caso, segundo o dicionário é:

“Conjunto de caracteres tipográficos usados em um projeto gráfico.” Ou seja, você vai fazer um material gráfico, vai escolher as fontes, os tipos de fontes, tamanhos de fontes, etc. O conjunto de tudo isso que você definiu dentro do seu projeto, é chamado de Tipologia. Você estudou, analisou e definiu todas essas configurações para se adequarem ao seu material e à mensagem que você, ou o seu cliente, querem transmitir.

As definições para a palavra Tipografia, aplicadas ao nosso caso, segundo o dicionário são:

1. “Arte de compor e imprimir com tipos.” Ou seja, é um termo mais “técnico” usado para classificar fontes. Nos tempos antigos, as fontes para impressão eram forjadas em uma fôrma, com vários tipos de metal. Hoje em dia, os processos modernos permitem a impressão digital (laser, jato de tinta, jato de cera) e impressão off-set (CTP), entre outros.

2. “Estabelecimento onde essa arte é praticada.” Ou seja, o local onde a arte da Tipografia é feita. Hoje em dia nós chamamos de gráfica.

3. “A seção da oficina onde se realiza o trabalho de composição.” A área da empresa onde se forjam as letras para serem impressas.

Então, o que se pode entender de tudo isso? Em primeiro lugar que, quando a gente tem dúvidas sobre a definição de termos, temos que procurar no dicionário. Em segundo, e mais importante: analisando as definições do dicionário, vamos observar as diferenças entre Tipologia eTipografia.

Tipologia

É o estudo da utilização das fontes em uma arte gráfica. Ou texto corrido. Qual fonte eu vou utilizar para o meu material? Que tamanho deve ser essa fonte? Quais os tipos diferentes de fontes que eu posso usar na minha arte pra que ela fique visualmente bonita? Devo usar negrito ou não? Devo usar uma fonte com serifa ou sem serifa? Enfim, são vários estudos nesse sentido que podem ser feitos durante o processo de criação de um material.

Tipografia

1. É o estudo da forma como esta fonte será impressa. Trata sobre os métodos de impressão. A maneira como a letra vai ser forjada, em que material a letra será forjada, etc.

2. É a empresa onde são forjadas e impressas as letras.

3. Parte da empresa onde são forjadas e impressas as letras.

É claro que, hoje em dia, nós não forjamos mais letras como antigamente. Hoje nós temos equipamentos e métodos de impressão muito sofisticados, e a internet, que não necessita de estudos de tipografia. Esta explicação é apenas para elucidar a questão Tipologia X Tipografia.

Por isso, nos tempos atuais, nós utilizamos com mais frequência o termoTipologia. Porque o que normalmente fazemos é estudar a melhor aplicação dos tipos (fontes) no nosso material gráfico. Se você estuda as formas de impressão das fontes, técnicas e trabalhe com isso em uma gráfica, então você pode usar o termo Tipografia.

Aproveitando o assunto Tipologia, tivemos a feliz coincidência de redigir este artigo no mesmo momento em que a revista eletrônica IdeaFixa está lançando uma edição especial sobre o assunto. Acesse ideafixa.compara ver esta edição. É muito bacana e vale a pena conferir.

Por Alexandre Bigaiski e Danielle Palú

Nenhum comentário:

Postar um comentário